O MODELO






(Mateus 6.9-13)

Ao me deparar com uma postagem no Facebook, onde apoiava que a oração ao Deus de Israel (ORAÇÃO DO PAI NOSSO), deveria ser liberada e incentivada nas Escolas. Não concordando imediatamente descrevi como resposta que nossa constituição permitindo a livre manifestação de pensamento e culto religioso, exigiria logo por orações diversas que correspondessem a outras religiões e divindades das mesmas. Além do Mais sabendo que uma ideia desta colocaria (como já está) a ideia de que religião e seu ensino deve ser lecionado nas Escolas. O problema é que o mundo "jaz no Maligno" e é certo que as verdades bíblicas seriam as mais prejudicadas neste ensino, pois caso contrário a Bíblia seria mentirosa quando nos avisa do "jaz no Maligno".

Colocado como resposta, que a ideia era de muita confusão quanto ao que diz a Lei (constituição do Brasil), e que muitos imaginavam que apenas existem nas escolas públicas cristãos lecionando, e mesmo que fosse, não levaram em conta ainda que existem cristãos católicos e que suas orações não param no “Pai Nosso”. Poderão existir assim orações a diversas religiões e em um caso distante, porém não improvável se colocar a responsabilidade do ensino religioso novamente sob responsabilidade da religião majoritária do Brasil Cristianismo Católico (Catolicismo). 

Informando que não via legitimidade neste propósito de que as crianças pudessem orar nas escolas (não que seja contra a oração das crianças), mas sou a favor que pais cristãos ensinem suas crianças a orar ao Deus verdadeiro e não pessoas que talvez nem este “Pai” da oração conheça ou seja filho. Mesmo que se isto ocorresse vantagem para pregação do evangelho não existiria, pois o sincretismo religioso ( o que seria e já é promovido)não favorece a pregação de um único Deus e Salvador, pois a constituição e leis favorecendo este tipo de situação, seria muito difícil o retorno da mentalidade das crianças ao verdadeiro Deus após educadas a deuses, inclusive filhos de cristãos.

Resolvendo então fazer uma releitura no texto que contem o Pai Nosso, percebi mais uma vez que não se trata de um texto para crianças e muito menos adultos que possuem comportamento de crianças. Lembrando que não pretende este texto aprofundar-se nas diferenças interpretativas que nos permite uma exegese e hermenêutica, porem ao observar os contextos da oração descobrimos que continua a ser uma oração para gente responsável e ainda que seja filho de Deus. Lembrando que ao finalizar a divisão do capítulo 5 de Mateus o último verso descreve para quem estava se dirigindo a mensagem: "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus."
Mateus 5:48

1º É um modelo de oração, é de grande responsabilidade, pois fala de alguém que já conhece o que é a responsabilidade de ser santificado e separado para o Senhor, assim conhece a importância de santidade do nome do PAI
"Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;"
Mateus 6:9

2º Quem orar desta forma sabe o que significa a vinda do Reino de Deus e a manifestação da sua soberania na Terra e no Céu;
"Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;"

3º Quem ora como este modelo de oração ensinado por Cristo, sabe a responsabilidade que é 
ser o provedor da familia, a gravidade do que é ser uma pessoa que deve alguém;
"O pão nosso de cada dia nos dá hoje;
E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;"Mateus 6:11,12

4º Quem ora o Pai nosso entende o que é uma tentação, sabe o que é o "MAL"(malignidade, diabo,Satanás, antiga serpente,) ou seja quem ora este modelo conhece bem o Salmo 91; pois 
ele também sabe que somente Deus poderá livra-lo de dia e de noite, mesmo que outros 
estejam morrendo do seu lado;
"E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal;" 
Mateus 6:13

5º Quem ora o pai nosso entende que já chegou o Reino do Senhor e está dentro de nós, 
entende o que é poder, entende o que honras e glórias para alguém (no caso Deus), e 
principalmente tem certeza que Deus vai ouvir e se cumprirá de acordo com a sua vontade, 
ASSIM É SÓ ESPERAR (E O CASO DO AMÉM NO FINAL)
"porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém."
Mateus 6:13

Muitos insistem que crianças devem saber de cor esta oração e até defendem em blogs que seja ensinada nas escolas públicas. Além de crianças não entenderem nada do que trata esta oração e o texto de Mateus, também não entenderiam o que estariam falando, pois suas vidas infantis não praticam o que a oração fala ao PAI! (Alguns adultos também não, adultos também são meninos as vezes, Paulo já nos avisou sobre isto, e não é menino na malícia, pois na malícia são entendidos, infelizmente).

Deus Pai, onde seu filho é Jesus, e os que os que creem no Senhor Jesus como Salvador, são co-herdeiros junto com Cristo das riquezas celestiais. "E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados. Romanos 8:17
Por isso podemos ser chamados de filhos de Deus, pois o Senhor nos deu este Poder, "para sermos chamados filhos de Deus";"Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome; (João 1:12)

Mas não são filhos e não nasceram espiritualmente por motivo dos irmãos estarem em redes sociais dizendo que todos são filhos de Deus, dizendo o que a Bíblia não diz, isto é pecado! 
DIZENDO SIM, que TODAS AS CRIANÇAS DEVEM ORAR O PAI NOSSO NA ESCOLA", gera um conflitos sério e também sérios problemas quanto a discriminação da religiosidade de outras divindades nas escolas pois a constituição permite, abrindo brechas para que tudo, todas orações, sejam aceitas nas escolas e a escola brasileira será repleta de orações a vários deuses e divindades, entre elas orações ao Deus de Israel, e isto é o que interessa aos planos dos maligno que tudo seja junto e misturado para que a santidade dos textos bíblicos sejam a cada dia violados, se perdendo o real sentido da adoração ao Deus dos Hebreus e a seu Filho Jesus Cristo!

Quem nasceu de Deus, nasceram pela vontade de Deus o Pai, assim tanto faria rezar como decorar os textos sagrados, se não nasceram de Deus de nada valerá o status de criaturas de Deus ainda prevalece pois o Senhor não chamou ainda para o nascimento em Cristo Jesus (novo nascimento).
"Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de 
Deus."(João 1:13). Por isso generalizar o público desta oração "Pai nosso" é algo que soa estranho, para quem não reconhece Deus como seu Pai, ou não é reconhecido como filho por este Pai.

Sem falar que a Bíblia deixa claro como a neve a existência de dois Pai. Uma pergunta que não quer calar, já que existem dois tipos de Pai e dois tipos de filhos e  a Bíblia diz que um Pai é o Diabo, Satanás. Isto tudo além de entender que o "PAI NOSSO" é a oração de um FILHO para um PAI, deve se levar em consideração que O próprio Cristo disse que existem dois 
Pais e dois tipos de Filhos, MAS ELE ESTAVA ENSINANDO FILHOS legítimos a orar ao Pai legítimo. Os próprios versículos que antecedem o "PAI NOSSO", EXPLICA ISTO: "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes." Mateus 6:7,8
Jesus DEIXOU CLARO QUE muitos são filhos de outro Pai, e filhos de outro Pai só podem gerar filhos deste outro Pai! Não vou entrar no mérito do Batismo nas águas e nem no Espírito Santo para não estender o texto mais ainda, mas é necessário entender que a oração do Pai Nosso é para os filhos e não para os que não são filhos! Vejamos o que Jesus falou do outro Pai e os outros filhos deste mesmo Pai:

"Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi
homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." João 8:44

Todos os homens, todas as mulheres são filhos de Deus e a oração para eles fará efeito? 
Todas as crianças nas escolas públicas são filhos de homens e mulheres que são filhos de Deus?
Posso dizer que a oração do Pai nosso serve para quem não é filho do Pai?
Jesus quando ensinou estava falando com quem, Filhos ou não filhos?
Posso dizer como João "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, 
se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
1 João 2:1 ---> Também para os que estão longe do Pai e ainda não receberam o poder de 
ser chamado filho de Deus?

Não sei irmãos quanto a todos que insistem em afirmar que todos são filhos de Deus, mas eu prefiro ficar com a Bíblia do que com uma postagem que empolga, mas não é digna de confiança!

Presbítero
Israel Lopes


Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue