Triste fim


"E também tu sabes o que me fez Joabe, filho de Zeruia, e o que fez aos dois capitães do exército de Israel, a Abner filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter, os quais matou, e em paz derramou o sangue de guerra, e pôs o sangue de guerra no cinto que tinha nos lombos, e nos sapatos que trazia nos pés. Faze, pois, segundo a tua sabedoria, e não permitas que suas cãs desçam à sepultura em paz."
1 Reis 2:5,6

O fim desonroso que JOABE teve, poderia ter sido evitado se o mesmo conhecesse os planos de Deus para o Reino de Davi, mais do que os planos políticos de Davi!

O Livro de 2 Samuel e 1 Reis, possuem textos valiosos para quem deseja entender mais sobre umas das guerras civis em Israel e que não durou pouco tempo. Antes ceifou muitas vidas. Isto não estava no coração de DEUS, mas os homens são teimosos e gananciosos, o poder está sempre a frente das verdades e deveres espirituais de muitos. Desta forma a morte e sofrimento sempre estará a espreita dos que pensam que tudo podem fazer em nome do poder, ou por terem o poder, O próprio Davi também experimentou este gostinho amargo do sofrimento e da morte quando "não se apartou de sua casa a Espada" por parte de Deus! Fica a Lição ter Poder para algo nunca é ter todo o poder para fazer o que quiser. As decisões de um homem por mais autoridades que tenha deve estar debaixo da autoridade de Deus e a Ele ser submisso. 


Joabe sempre foi fiel a Davi, arriscou sua vida muitas vezes por Davi, desde o inicio da guerra civil entre a casa de Davi e a casa de Saul, Joabe servia a Davi em fidelidade, mas foi iludido com a ideia de Adonias, que sendo contra a sucessão do Reino por Salomão, politicamente deixou a aliança e união fiel ao seu Rei Davi para apoiar Adonias. Aí está o GRANDE ERRO DE JOABE! Mesmo que o mesmo já travava uma vingança por causa da morte de seu irmão pelas mãos de Abner, desencadeando assim sangrenta batalha pela também morte de Abner, que teve seu desfecho em (2 Samuel 3:21-34). Na sua cabeça estava apenas a questão política do Reino de Davi e não o lado espiritual, por isto não aceitava bem algumas decisões como a de receber a Abner. JOABE conhecia o Rei Davi mas não conhecia o Deus que ungiu Davi a Rei. Desta forma Davi teve que tomar acredito eu que muitas decisões difíceis no fim de sua vida e uma delas foi a morte de JOABE, (1 REIS 1, 2). 

Em resumo não conseguimos achar nenhuma outra falha na vida de JOABE exposta nas Escrituras além de no fim apoiar Adonias, uma decisão politica que custou sua vida, interessar-se mais pela política do que a obra espiritual de Deus para um povo. JOABE não sabia nada sobre unção de Deus , conhecia apenas a espada e sua visão era política, mesmo que com boas políticas e intenções, mas o Reino de Davi carregava as intenções de Deus, isto JOABE NÃO COMPREENDIA, POIS SE COMPREENDESSE NÃO APOIARIA ADONIAS. Esta foi o a responsável ação pelo seu seu fim e responsável por enterrar toda uma história de luta e vitórias no passado. Fica a dica importante: Conhecer o Senhor da Obra, é mais importante do que conhecer a Obra inteira. No caso de Joabe Não adiantava conhecer o rei Davi, o segredo estava em conhecer o Deus que Ungiu a Davi Rei, assim ele seria honrado no fim da sua vida. 

Ainda existem muitos JOABES por aí. Muitos conhecendo ministérios, pastores, convenções, pregadores, cantores, cristianismo, teologias, mestres, Bíblia, evangelho, MAS AINDA NÃO SE DERAM CONTA QUE precisam conhecer O SOBERANO DEUS que domina sobre todos e tudo e é ele que decide e da a última palavra, mesmo que não agrade a ministérios, pastores, pregadores, doutores, a PALAVRA dEle não volta atrás, " Davi era o Rei e ponto final, disse Deus!

Presbítero
Israel Lopes

Postagens mais visitadas deste blog

Blasfêmia dos homens

Enganadores.

O erro

Ceia do Senhor

Não complique

Entendimento

Páscoa escravagista

Mentira "Santa"

Perdão

Quem crer segue